Anais

Título: SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM: AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Proponente(s): Rosa, J. E.

Aluno(s): JULIANA DE ABREU

Área: Outros

Programa: Mestrado em Educação MESPPGEE2A

Resumo: O presente trabalho relata  duas situações desencadeadoras de aprendizagem desenvolvidas com 30 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Durante o experimento didático foi possível perceber a apropriação dos conceitos matemáticos abordados nas situações desencadeadoras de aprendizagem, entre eles, medidas de comprimento, adição, multiplicação e tabuada. Por meio das ações propostas, observou-se o envolvimento da turma, e as ações desenvolvidas pelas crianças,  possibilitaram as reflexões sobre os conceitos matemáticos trabalhados. Sabemos que para desencadear esse movimento de conhecimento dos estudantes, há a necessidade de haver uma conexão entre o ensino por parte do professor e a aprendizagem por parte dos estudantes.

Resumo Expandido: